domingo, 19 de julho de 2009

O Jazz na década de 20

Li em algum lugar que os anos 20 foram popularmente conhecidos como a era do Jazz. Duke Ellington, Cootie Williams, Louis Armstrong, Ben Webster, Hot Five, Hot Seven, Billy Strayhorn, entre outros, foram os pioneiros nesse novo estilo musical na época.
Nascido principalmente em Nova Orleans, o jazz foi se desenvolver em Chicago. Para lá migraram, provenientes de sua nativa Nova Orleans, os grandes músicos de jazz, dentre eles Louis Armstrong. Dentre todas as musicas desse maravilhoso cantor, a que mais eu gosto é a música What a wonderful world. Louis Armstrong, o Embaixador do Jazz, como cognominou-se anos mais tarde foi aluno de Joe "King" Oliver em sua cidade natal, Nova Orleans e, neste ano de 1920, ingressava na banda de Fat Marable, que atuava em um navio fluvial de nome Capitol, subindo e descendo o rio Mississipi e tocando um Jazz da melhor qualidade.
~> Vou postar aqui a tradução da musica What a wonderful word, que expressa a idéia de um mundo feliz, onde as flores, faça chuva ou faça sol, sempre se abrem. Um mundo em que a felicidade é mais importante que tudo e dá importancia ao que tem de mais simples no nosso dia-a-dia.


What A Wonderful World
Louis Armstrong
Composição: Bob Thiele / George David Weiss / Robert Thiele Jr.

Que Mundo Maravilhoso

Eu vejo as árvores verdes, rosas vermelhas também
Eu as vejo florescer para mim e você
E eu penso comigo... que mundo maravilhoso

Eu vejo os céus azuis e as nuvens tão brancas
O brilho abençoado do dia, e a escuridão sagrada da boa noite
E eu penso comigo... que mundo maravilhoso

As cores do arco-íris, tão bonitas nos céus
Estão também nos rostos das pessoas que se vão
Vejo amigos apertando as mãos, dizendo: "como você vai?"
Eles realmente dizem: "eu te amo!"

Eu ouço bebês chorando, eu os vejo crescer
Eles aprenderão muito mais que eu jamais saberei
E eu penso comigo... que mundo maravilhoso
Sim, eu penso comigo... que mundo maravilhoso...
Que mundo maravilhoso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem sinceramente ;)